2018  Synergos

Casos de Sucesso

A Synergos tem sido chamada, desde 2014, para restruturar sistemas de gestão cujas estruturas já não reflectiam as melhores práticas da área: destacamos a PRINTER, a EMIÁTOMO, a RESILEI.


Desde as primeiras versões draft dos referenciais 9001 e 14001:2015, a Synergos tem vindo a reflectir sobre as melhores ferramentas para implementar os referenciais alterados, tendo já transitado 8 sistemas de gestão, com excelentes resultados em auditorias de certificação. Destacamos a Sogilub, a Manvia (Mota Engil), o IMI, a DLA e a Sofarimex.

Encontram-se em curso de transição vários sistemas de gestão: LOGIFARMA, IBERFAR, EMIÁTOMO.


Desde Dezembro de 2017, a Synergos iniciou na HOVIONE um trabalho de transição para a nova Norma ISO 45001, referencial que deverá ser publicado no primeiro trimestre de 2018.


Em Maio de 2017, iniciou-se a implementação do referencial ISO 37001, sistemas de gestão anti-corrupção e ISO 19600 – Sistemas de gestão para a compliance, numa empresa de direito angolano.


Em 2006 implementou o sistema de gestão ambiental da TEIXEIRA DUARTE, Engenharia e Construções num prazo de 9 meses, adoptando métodos participativos apoiados na figura do Director de Obra, como figura principal para a implementação da gestão ambiental em obra.

O projecto mais actual neste Grupo assinala a internacionalização da SYNERGOS para o mercado espanhol, no âmbito da implementação de um sistema de gestão integrado (Qualidade e Ambiente) na GSC S.A., abrangendo áreas de negócio tão diversas quanto a construção civil, geotecnia, manutenção de imóveis, imobiliária, gestão de resíduos e serviços ambientais.

Com o apoio da Synergos, o SISAV (CIRVER) implementou o seu sistema de gestão integrado nos domínios da qualidade, ambiente e segurança, ainda na fase de construção em 2007.

Desde essa data, apoia a AUTO-VILA, IPODEC (actuais EGEO) na consolidação dos seus sistemas de gestão da qualidade e a ECOSOCER (EGEO SOLVENTES) na implementação do seu sistema de gestão ambiental.

Assinala-se ainda em 2009 a implementação do sistema de gestão integrado (Qualidade, Ambiente e Segurança) na CRIAGÁS (Grupo Lena), empresa especializada na construção e manutenção de redes de gás.“

Destaca-se o sistema de gestão integrado qualidade e ambiente da SOGILUB, (entidade responsável pela gestão dos óleos usados em Portugal), certificado desde Setembro de 2009. Pela sua concepção original e simplicidade de funcionamento, apresenta-se como um caso de estudo a nível nacional.

Em 2011 apoiou a implementação do sistema de gestão ambiental da CAP GEMINI, empresa multinacional de consultoria na área informática.

Desde 2012 assegura a formação dos auditores do grupo ISO, bolsa de auditores da indústria farmacêutica.

Iniciou em 2013 um projecto na área da responsabilidade social na MOLDES RP, empresa de sucesso na área dos moldes na Marinha Grande, com vista á sua certificação pela Norma NP 4469-1.

Com a experiência adqurida na SOGILUB, a SYNERGOS encontra-se actualmente a rever e melhorar o sistema de gestão da qualidade e ambiente na VALORMED, entidade gestora em Portugal responsável pelo fluxo de resíduos de medicamentos e embalagens fora de uso.